quarta-feira, 30 de maio de 2012

PROGRAMA DE EDUCAÇÃO PARA O TRÂNSITO EM AÇÃO

      No dia 20/05 , sábado aconteceu na escola Moacyr Thomaz da Silva o evento “prefeitura no seu bairro”, contou com a participação da Guarda Civil de Jandira com o programa de educação para o trânsito- PET, na qual as crianças presentes aprenderam brincando noções básicas de segurança no trânsito. As atividades desenvolvidas interagiram os guardas municipais e as crianças residentes ao bairro do jardim Gabriela, com jogos, brincadeiras e muito mais.
Um das oficinas que as crianças mais gostaram foi a de motos elétricas em uma pista de simulação de trânsito de 300m, com semáforo eletrônico, faixa de pedestre e placas de sinalização, obtendo um ótimo resultado ao conhecer e aprender as regras, teve também jogo da memória, jogos dos 13 erros, gincana pedagógica e muita diversão encantaram as crianças presentes no evento. O intuito da Guarda Municipal é se aproximar cada vez  mais da comunidade, visando o compromisso com a cidadania, além do programa de educação, a GCM conta com guardas em postos fixos nas escolas municipais  e também com viaturas que fazem a ronda escolar.






Fonte: 5ª Seção GCM


CURSO DE PATRULHAMENTO TÁTICO

A Guarda Civil Municipal de Jandira organizou entre os dias  20 ao 26 /05 o 3º Curso de Patrulhamento Tático, tendo com carga horária 100 horas, que teve como objetivo formar novos integrantes para compor uma equipe especializada. O Grupo tático “GT criado em 2005, tem por finalidade  realizar um apoio tático as demais viaturas durante o serviço e  em ocorrências de grande vulto no qual exige o emprego da equipe treinada, com maior força de impacto, utilizando um efetivo com treinamento especializado  em ações táticas. Atua ainda em pontos de alta incidência criminal, controle de tumultos e distúrbios civis, com recursos próprios tendo condições de agir preventiva ou repressivamente nas situações graves.
            Durante o curso os alunos tiveram aulas de estudo da criminalidade, conduta em locais de alto risco, direção evasiva, controle de distúrbio civil, combate em ambiente confinado, abordagem de veículos e pessoas, conduta de patrulha na mata, ocorrências de grande vulto e/ou com reféns, imobilizações policiais, pista policial de aplicação, armamento e tiro, entre outros assuntos.
Além dos 18 gcms que  participaram do curso, a GCM de Itapevi também mandou 04 integrantes.  O curso foi organizado pela própria GCM e teve instrutores da corporação e também profissionais de outras corporações com especialização em operações especiais.










Fonte: 5ª Seção GCM.

PRESO LADRÃO DE CELULAR

No dia 27/05 as 18h46  uma viatura da GCM de Jandira se dirigiu até a R: João Balhesteiro, na qual segundo informações de populares um individuo  tentou roubar telefone celular de uma pessoa e estava detido. No local o acusado identificado como R.S.N., 25 anos  foi detido por munícipes. Segundo a vítima A. S.  ele tentou tirar o celular que estavam em uma das mãos, a mulher não soltou o aparelho e ainda segurou o ladrão até a chegada da viatura da GCM.  O delegado de plantão  elaborou o boletim de ocorrência de natureza roubo e reiterou a voz de prisão em flagrante do acusado.  
Fonte:5ª Seção GCM.

Homicídio em Jandira

      A guarda municipal de Jandira encontrou um mulher morta com ferimentos na cabeça dentro de sua residência  na tarde de domingo, dia 27, na rua Antônio Celestino de Santana, em Jandira. Segundo a vizinha da vítima, os filhos tentaram entrar na casa da mãe, mas não conseguiram. Após ligarem inúmeras vezes, optaram em arrombar a porta e e encontraram a mulher, já sem vida, em cima da cama com ferimentos causado por algum objeto.   A autoridade de plantão foi informada, após a chegada da pericia, a ocorrência foi apresentada  na delegacia de Jandira. Segundo testemunhas o principal suspeito do crime seria o marido da vítima, que ainda não foi localizado.  A ocorrência foi registrada na delegacia de Jandira como homicídio.
Fonte: 5ª Seção GCM.

terça-feira, 29 de maio de 2012

Estágio na GCM de Barueri

Nos dias 22 e 23 de maio integrantes da Guarda Civil de Jandira participaram de um estágio na Guarda Civil de Barueri. O Estágio teve como objetivo acompanhar os trabalhos desenvolvidos na Central de Comunicações e Monitoramento e adaptar na cidade de Jandira, além do intercâmbio, houve uma palestra sobre procedimentos durante o atendimento de ocorrência, técnicas de atendimento ao público entre outros assuntos.  A central de monitoramento foi criada em julho de 2010 e integram toda a rede de comunicação da GCM e também as 20 câmeras que estão espalhadas em locais estratégicos da cidade, além do sistema digital de rádios e o rastreamento via GPs de todas as viaturas e postos fixos.      
 Qualquer denúncia ou informação o telefone da Central é o 0800-7715017.



 
Fonte: 5ª Seção GCM 

segunda-feira, 28 de maio de 2012

Tráfico de drogas

No dia 16/05 durante patrulhamento pela rua Leandro Jose da Silva- Jd Gabriela uma viatura da GCM suspeitou da atitude de um adolescente e após a abordagem encontraram em seu bolso um saquinho plástico contendo uma porção de ervas semelhante a maconha. O mesmo informou que havia comprado de uma mulher, a viatura seguiu ao endereço e abordou a mulher com as mesmas características passadas pelo adolescente. A mulher identificada como M.A.F.D, 40 anos, levou os guardas até sua residência na qual foi encontrado atrás do tanque de lavar roupa 10 saquinhos com crack, 08 trouxinhas de maconha e 09 ampolas de cocaína. A ocorrência foi conduzida até a delegacia de Jandira, o delegado de plantão encaminhou a substância ao Instituto Criminalística sendo constatado como cocaína e maconha. Foi lavrado o boletim de ocorrência de tráfico de drogas, a acusada foi encaminhada à Cadeia Pública de Itapevi.
Fonte : 5º Seção GCM

terça-feira, 8 de maio de 2012

Balanço de apreensões de entorpecentes

   Flagrantes e apreensões nos cinco meses de 2012

          A  GCM de Jandira divulgou o número de flagrantes e apreensões de entorpecentes referentes ao ano de 2012.  Os dados foram registrados de janeiro a maio envolvendo prisões em flagrante de venda de entorpecentes. Foram apreendidas 47 trouxinhas  e 774g de maconha, 200 pinos de cocaína e 73 pedras de crack.
          Além das prisões a GCM atua na proteção dos serviços, instalações e bens municipais, na proteção de bens de uso comum do povo, assim entendidos as escolas, unidades de saúde, as ruas públicas, praças e quaisquer locais abertos a utilização pública em geral. O pronto atendimento da GCM vão desde uma simples averiguação até a prisão de acusados de tráfico de entorpecentes, assaltantes, estelionatários, prisão de procurados e foragidos da justiça.
          A Guarda Municipal de Jandira  tem por objetivo integrar–se com a população do município, com diversas frentes de trabalho,  além de realizar o policiamento preventivo, procura reforçar os  vínculos  de confiança  entre toda comunidade e a Guarda, estando  presentes no cotidiano da população com vários trabalhos realizados em diversas situações, no qual realizam campanhas, projetos e programas voltados para o lado social, trabalhos como educação no trânsito, segurança preventiva, Ronda/segurança Escolar, etc.

Fonte: 5ª Seção GCM

sexta-feira, 4 de maio de 2012

GCM Ambiental participa de estágio

               
Nos dias 24 e 26 de Abril integrantes da Guarda Ambiental de Jandira participou de um estágio na Inspetoria da Guarda Civil Ambiental de Guarulhos. O Estágio com duração de 20h teve como objetivo acompanhar os trabalhos desenvolvidos em Guarulhos e adaptar na cidade de Jandira, além do intercâmbio, houve uma palestra sobre código florestal, técnicas básicas de patrulhamento em mata, patrulhamento fluvial. Entre as atividades os guardas fizeram patrulhamento a pé na Serra da Cantareira e também policiamento na embarcação. “O estágio foi de grande valia, tivemos a oportunidade de aprender um pouco mais com os profissionais de Guarulhos.” Comentou um dos gcms. A Guarda Civil Ambiental foi criada em dezembro do ano passado e tem sua Base no Portal Ecológico e tem como principal missão zelar pela segurança do portal e também fiscalizar assuntos relacionados com o meio ambiente de Jandira. Qualquer denúncia referente ao meio ambiente ou crime ambiental  0800-7715017 e 4618-5972.

Fonte: 5ª Seção GCM

GCM na fórmula Indy

                    No desfile dos pilotos, o instrutor da GCM levou o ganhador da prova Will Power

          No dia 29/03 o instrutor Luciano integrante da GCM de Jandira e atualmente diretor da Defesa Civil de Jandira  foi convidado a participar da Formula Indy do no circuito de SP.  Os momentos anteriores à largada da São Paulo Indy 300 neste domingo foram bastante atraentes para os cerca de 40 mil torcedores que compareceram ao Circuito do Anhembi. Entre as diversas ações promocionais, os fãs contaram com artistas, desfiles e até com caças sobrevoando a pista. A participação do gcm foi durante o desfile dos pilotos, na ocasião  sua participação foi para conduzir o piloto Will Power que venceu pela terceira vez a Fórmula Indy em São Paulo.




            Fonte: 5ª Seção GCM

Tráfico de entorpecentes

             No dia 20 de abril após algumas denúncias sobre um suposto ponto de venda de drogas na rua Pedro Pereira Leite, a GCM de Jandira em patrulhamento encontrou uma mulher de 19 anos com drogas e dinheiro. Segundo os gcms, após a abordagem foi encontrado 18 invólucros de cocaína e 24 de crack e R$ 25. Conduzido a Delegacia de Policia a autoridade de plantão encaminhou a substância a Policia Cientifica  sendo constatado positivo para cocaína, diante de tal fato foi dado voz de prisão ao acusado e elaborado o boletim de ocorrência   drogas sem autorização ou desacordo com a lei.

fonte: 5ª Seção GCM

Homicidio e tráfico de drogas

        No dia 18 de abril por volta das 21h quatro pessoas foram baleadas na rua João Fiochi, na Vila Eunice, mais conhecida como Bairro do Figueirão. A vítima, morador da rua João Del Moura não resistiu aos ferimentos e morreu no hospital municipal de Jandira. De acordo com informações da GCM de Jandira, no horário mencionado um munícipe informou por telefone que havia sido disparado vários tiros pelo local. Ao checar a ocorrência, os GCMs avistaram um homem caído com várias perfurações. A Outra vítima foi  ferida com dois tiros no joelho direito, uma terceira pessoa levou dois tiros na coxa direita e a quarta vítima foi alvejada com dois tiros na perna. Testemunhas informaram que uma moto vermelha com dois ocupantes parou e o garupa efetuou os disparos em direção das vítimas. A Guarda Civil informou ainda que no local da ocorrência é feita a venda de drogas e a vítima fatal possuía antecedentes criminais por venda de entorpecentes em Jandira. A ocorrência foi encaminhada a Delegacia, onde a autoridade de plantão elaborou o boletim de homicídio para as demais providências a respeito do caso.     
        Em diligências após socorro das vítimas, a GCM se dirigiu até a casa de uma das vítimas para solicitar os dados pessoais, porém a recepção por parte de B.G.A. não foi a das melhores. Segundo informação dos gcms, o indivíduo gritou que os mesmos não poderiam entrar na casa. Ainda antes desta atitude, o rapaz teria corrido para um dos cômodos da casa e escondido uma sacola. Ao ser questionado, o rapaz confessou que se tratava de entorpecentes. A GCM informou que eram 13 pinos de cocaína e 389 gramas de maconhas. O acusado foi conduzido até a Delegacia de Jandira, onde após a elaboração do boletim de ocorrências  de drogas sem autorização e em desacordo com a lei, ele foi recolhido a carceragem local .

Fonte: 5ª Seção


Tráfico de drogas

                                        
             No dia 08 de abril por volta das 00h54 uma viatura da  Guarda Civil Municipal de Jandira realizava patrulhamento pela Rua  Pedro Pereira Leite  devido algumas denuncias de venda de drogas. No local os gcms abordaram uma mulher identificada de, com ela foi encontrado 18 invólucros de cocaína e 24  crack e R$ 25,00 em dinheiro. Os guardas municipais conduziram a acusada  até a delegacia de Jandira, o entorpecente foi encaminhado ao Instituto Criminalística sendo o resultado positivo para cocaína. Diante dos fatos o delegado de plantão lavrou o boletim de ocorrência de tráfico de drogas e recolheu a mulher a carceragem local.
Fonte : 5ª Seção

FLAGRANTE DE FURTO

             No dia 08 de abril por volta das 21h54 minutos em patrulhamento pela Rua Fernando Pessoa a guarnição foi solicitado por munícipes que informou que a perfumaria KAMAG estava sendo furtada, pelo local foi encontrado a porta do estabelecimento arrombada e duas pessoa no interior os mesmos estava com vários produtos sendo quatro prendedor de cabelo (Tiara) um creme, uma escova de dente, duas loção óleo colônia, quatro  sabonete, três tintura de cabelo, dois álcool em gel, três shampoo, uma camisinha e três comprimido. Compareceu no local a dona do estabelecimento e acompanhou a elaboração do BO na delegacia. Diante do exposto foi dado voz de prisão e a autoridade de Plantão elaborou o boletim de ocorrência natureza Furto Qualificado.

                                                                           ESTUPRO

           No dia 04 de abril por volta das 11h13min uma viatura em patrulhamento pela Rua Guarujá, Vale do Sol, foram informados por populares de uma suposta vitima de estupro pelo local. A vítima  informou que estava próxima de sua residência com sua filha de dois anos, quando foi abordada por um individuo magro e com uma tatuagem do time do Corinthians na perna esquerda simulando estar armado obrigando-a entrar em um carro modelo gol – cor cinza (placas não anotadas), onde a levou para um terreno baldio ali nas proximidades e a forçou a fazer conjunção carnal. Diante dos fatos a parte foi conduzida até o Hospital Municipal e posteriormente apresentada à autoridade policial que elaborou o boletim de ocorrência estupro.
Fonte: 5ª Seção GCM

Homicídio

             No dia 08 de abril por volta das 00h54 minutos uma viatura foi solicitada por munícipes que informaram sobre um baleado na Rua Dos Matias, Jd Analândia, pelo local um homem foi encontrado com ferimentos na face . A vítima foi socorrida ao hospital de Jandira, foi constatado que o ferimento foi feito por um golpe de garrafa de vidro. A autoridade de plantão lavrou o boletim de ocorrência homicídio simples tentado.
fonte: 5ª Seção GCM

Flagrante de tráfico de entorpecentes

     No dia 02 de Abril de 2012 em rondas pela rua Rua João Fiochi na altura do nº 278 depararam com Jose Wallacy da Silva Cavalcante Rg.50907879 residente Rua Padre Brungari Prado Fonseca 39 - Pq. Paiol I - Pirapora do Bom Jesus - SP, sendo o mesmo abordado foi encontrado em seu poder a quantia de 22 porções de maconha e 12 porções de crack. Indagado sobre os entorpecentes o mesmo informou estar vendendo para quitar uma divida de oito mil reais com traficantes.  Conduzido a Delegacia de Policia a autoridade de plantão encaminhou a substância a Policia Cientifica  sendo constatado positivo para maconha e cocaína, diante de tal fato foi dado voz de prisão ao acusado e elaborado o boletim de ocorrência   drogas sem autorização ou desacordo. 
Fonte: 5ª Seção GCM



Tráfico de entorpecentes-Flagrante

No dia 16 de Março de 2012 uma viatura se dirigiu à rua: Pedro Pereira Leite, 51 Jd. Iglesias, segundo denúncia estava acontecendo venda de entorpecentes pelo local, os guardas abordaram um adolescente sendo localizado 10 (dez) invólucros aparentando ser crack e 02 (dois) invólucros aparentando ser cocaína e a quantia de R$ 35,00 .  Conduzido a Delegacia de Policia a autoridade de plantão encaminhou a substância a Policia Cientifica  sendo constatado positivo para crack e cocaína, diante de tal fato o adolescente foi encaminhado para Vara da Infância e Juventude e elaborado o boletim de ocorrência   drogas sem autorização ou desacordo com a lei. 
Fonte: 5ª Seção GCM

TRÁFICO DE ENTORPECENTES

No dia 10 de Março de 2012 após uma denúncia anônima realizada na Central de Comunicações e Monitoramento  informando um possível tráfico de entorpecentes pela rua: Pedro Pereira Leite, Jd Iglesias, uma viatura deslocou-se ao local e abordou um suspeito conforme as características. Após a revista foi encontrado  16 (dezesseis) invólucros aparentando ser crack e 05 (cinco) invólucros aparentando ser cocaína, conduzido a Delegacia de Policia a autoridade de plantão encaminhou a substância a Policia Cientifica  sendo constatado positivo para crack e cocaína, diante de tal fato foi dado voz de prisão ao acusado e elaborado o boletim de ocorrência   drogas sem autorização ou desacordo. 
Fonte: 5ª Seção GCM