quarta-feira, 21 de janeiro de 2009

Balanço das ocorrências 2008

GCM DE JANDIRA NO PRONTO ATENDIMENTO

A GCM de Jandira está fechando o ano com um total de mais de 1000 ocorrências atendidas. Tem demonstrado que o trabalho realizado no município de Jandira é essencial. Atuando na proteção dos serviços, instalações e bens municipais, na proteção de bens de uso comum do povo, assim entendidos as escolas, unidades de saúde, as ruas públicas, praças e quaisquer locais abertos a utilização pública em geral. O pronto atendimento da GCM vão desde uma simples averiguação até a prisão de acusados de tráfico de entorpecentes, assaltantes, estelionatários, prisão de procurados e foragidos da justiça.

Mesmo não tendo um grande efetivo, nem muitos recursos o papel da GCMJ têm sido fundamental no que diz respeito a segurança pública. Com o lema " Pronta para ajudar e proteger sempre" A GCMJ tem contribuído para atender as necessidades população de Jandira priorizando o policiamento preventivo e comunitário.

A corporação possui o Grupo Tático que completou três anos e foi criado com o objetivo principal de apoiar as demais viaturas nas ocorrências durante os plantões, com treinamento especializado em ocorrências de grande vulto, como por exemplo controle de distúrbios civis, policiamento em grandes eventos, rebeliões na cadeia, ocorrências envolvendo reféns, etc. A GCMJ também possui a Defesa Civil, agentes que estão a disposição subordinados ao comando da GCM. Realizando inspeções e orientando a população em alguns locais com risco de desmoronamento,etc.

Além de contar com a Guarda Civil Municipal Escolar, recentemente foi Programa de Educação para o Trânsito , desde março deste ano, a GCM de Jandira iniciou um projeto que atualmente se tornou o -PET, cuja a finalidade é fornecer aos alunos de 2ª e 3ª séries do ensino fundamental os conhecimentos básicos de segurança no trânsito. Através de aulas dinâmicas, os temas são abordados em palestras ministradas em salas de aula por guardas municipais especialmente treinados e capacitados, os temas estão relacionados ao uso das calçadas, respeito à faixa de pedestres, travessia com segurança, circulação com bicicletas e atenção no trânsito tanto para o pedestre quanto para o motorista. Tendo como objetivo de conscientizar a comunidade escolar sobre os perigos do trânsito e contribuir para a adoção de uma postura mais preventiva e segura.

Outro destaque no ano foi o treinamento realizado no BOPE-RJ, sendo a primeira do país a realizar tal treinamento. " A Guarda Municipal de Jandira tem procurado melhorar, a cada dia, sua forma de atuação, seus métodos e seus procedimentos durante o serviço de patrulhamento preventivo. O esforço em atender a população é constante, temos a certeza de que a população jandirense pode contar com a ajuda e proteção da GCM", comentou o comandante interino Pedro Amorim.


Nenhum comentário:

Postar um comentário